Facas para o chef são como a tesoura para o cabeleireiro, o carro para motorista, a câmera para o fotógrafo, enfim é o que faz um chef. Quanto mais se investir em qualidade melhor será o aproveitamento durante o trabalho. Por isso atenção na compra na hora de investir o seu dinheiro nestas ferramentas.
Geralmente usamos facas para tarefas comuns como cortar, fatiar e desossar. O estudante ainda está treinando e sentindo cada alimento e o seu treino pode ser feito com as três facas básicas: a faca do chef, a faca de desossar e a faca de legumes.
Facas básicas para o cozinheiro: Faca do chef, faca para desossar e faca de legumes.
Então sugiro investir numa quantidade pequena de facas
no começo da carreira para usar até perceber qual é o melhor arsenal de ferramentas para o seu oficio.
Ressalto que é importante verificar o material, tamanho e peso na hora da compra, isto é, nem sempre a faca mais cara é a melhor para o usuário.
Seguem minhas dicas na hora de comprar:
1.Tamanho – Não deve ser grande demais, nem pequena demais. Para fazer um corte legal a faca principal (faca do chef) precisa ter uma lâmina comprida, porém se a mão ou o braço do usuário forem pequenos não ajuda em nada ter uma lâmina no tamanho de 10 polegadas, só vai atrapalhar. Porém se a lâmina for curta demais não tem como conseguir fazer um corte liso e o trabalho marca o alimento com o corte em zig-zag. Antes de ir a loja faça testes com as facas que tem em casa para sentir e perceber qual é o melhor tamanho. Leve as facas que mais se adaptou para a loja para fazer as comparações.
2.Material – Sugiro usar facas de inox (aço inoxidável). Há modelos mais pesados e outros mais leve. No começo recomendo as facas mais leves para “sentir” a faca a faca na mão e acostumar o braço (criar musculatura adequada). Com tempo você terá o “feeling” para conhecer os seus instrumentos e é comum usar mais vezes uma das facas do que as outras, pois depende da praça do seu trabalho e é nesta hora que você vai construir seu arsenal.
3.Marca – Atenção na compra! Sim, existem boas marcas que eu poderia indicar, mas o importante é o estudante pesquisar as marcas, a origem, o feitio.
4.Higienização – Independente da marca, forma e tamanho do seu material tenha o cuidado de limpar e secar sempre os instrumentos para tê-los por muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário